Olá pessoal, essa semana quero dividir com vocês como a meta “SER LIXO ZERO” contribui para nossa consciência ambiental e social. Quero compartilhar com vocês as minhas percepções no dia-a-dia sobre consumir de forma inteligente.
Essa semana, saiu a lei de combate ao desperdício nº14.016/2020, que trata das responsabilidades de cada agente envolvido em doações de alimentos próprios para consumo humano, observado as diretrizes da ANVISA. A minha opinião é muito positiva quanto a lei, pois, os números dizem o tamanho da fome no Brasil e também o tamanho do desperdício praticado em nossas cadeias de produção destes alimentos. A questão do desperdício está mais atrelada na condição; “SE” o alimento está no padrão estabelecido por nós consumidores; bonito, mesmo tamanho, cor, envolvido em embalagens, e fácil para consumo, do que em condições adequadas para consumo humano sem prejuízo à saúde ou à nutrição. Todos os dias vão toneladas de alimentos nutritivos para o lixo, por que não passou nas exigências que nossas escolhas estabeleceram.
Então, na nossa casa, o que podemos contribuir para mitigar o desperdício?
Sendo um “CONSUMIDOR CONSCIENTE”.
Quanto mais consciência ambiental e social você adquire, menos você colabora com desperdício e geração de resíduos.
VOCÊ SE TORNA UM CONSUMIDOR PODEROSO! Porque?
Agora, você observa suas necessidades essenciais, a quantidade suficiente, o quanto o produto escolhido vai gerar de resíduo, se tem logística reversa, se tem responsabilidade socioambiental na sua cadeia produtiva, e também a vida útil do produto. Praticando os R’s:
REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REPARAR, REUTILIZAR, REAPROVEITAR, RECICLAR…
VOCÊ DITA AS REGRAS, nunca esqueça disso!
Suas atitudes como CONSUMIDORA EMPODERADA, REFLETEM em:
– MOSTRAR PARA O MERCADO E PRODUTORES QUE SUAS ESCOLHAS TEM UM NÍVEL CRÍTICO MAIS PROFUNDO,
– DIRECIONAR O MERCADO PRODUTIVO DEGRADADOR E IRRESPONSÁVEL, PARA UM MODELO SUSTENTÁVEL,
– DEMANDAR MENOS RECURSOS NATURAIS,
– MITIGAR DESPERDÍCIOS,
– PREFERIR PRODUTOS COM VIDA LONGA; melhor qualidade,
– DEIXAR DE POLUIR.