Você conhece os impactos da sua empresa na sociedade e meio que está inserida? E os riscos que a mudança climática traz para seu negócio?
Estudos mostram que as mudanças climáticas e seus efeitos trazem riscos e consequências que podem ser graves a diferentes profissões e segmentos empresariais caso permaneçam na inação. E esta insegurança afugenta investidores e clientes – duas fontes de receita para seu negócio. Nesse sentido, a Agenda ESG é uma ferramenta que pode ajudar na mitigação e adaptação a estes riscos. É inovador, estratégico? SIM!
O fato é que estamos todos em transição e essa jornada ESG precisa começar de algum lugar. Independente do porte, a Agenda ESG é para todo negócio que queira ter longevidade e perenidade.
Reconhecer os danos e perdas que seu negócio provoca na sociedade e no meio, só por existir, é sua responsabilidade, uma vez que estes são impactos da atividade. Externalidades causadas pela sua empresa que influenciam no contexto que está inserida, como: poluição com efluentes, desperdício de alimentos, alta geração de lixo, uso excessivo de recursos naturais, lançamento de GEEs para atmosfera. Esses são alguns exemplos a depender da natureza do negócio.
Então, não espere mais! A má gestão de resíduos, é um problema comum de toda atividade humana e está correlacionada com a produção e consumo, portanto é um bom tema para sua empresa dar o passo que precisa em direção a economia circular e de stakeholders. Uma gestão estratégica de resíduos é considerada, pela ONU, um aspecto relevante no combate ao aquecimento global.
Analisando por outra perspectiva, os efeitos do clima na sua empresa já são uma ameaça que definitivamente, não deve ser ignorada. Secas, deslizamentos, chuvas torrenciais, enchentes, podem prejudicar a logística de suprimentos, causar atrasos nas entregas de matéria prima e insumos, e ainda comprometer a saúde e a segurança dos colaboradores e familiares e aumentar a chance de pandemias.
A Impacta tem uma equipe multidisciplinar que pode te ajudar a identificar e minimizar os riscos para o mercado. Aplicar a sustentabilidade socioambiental, de forma que alcance avanços significativos em práticas ESG, conquistando mais segurança para seu negócio e valor a marca.
Vamos conversar? Entre em contato conosco por AQUI.