Como foi o II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero?

Voltar para blog
Lixo Zero

Este texto tem como premissa a percepção da nossa sócia-fundadora Aline Fernandes.

Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil – Sou Aline Fernandes, tenho 46 anos, mãe da Bruna e do João Pedro, dois jovens adultos, sou casada com Luiz Augusto, embaixadora e consultora Lixo Zero. Gosto de pesquisar sobre sustentabilidade, ética e bem-estar. Viver com minha família alinhada a estes princípios, além de compartilhar com pessoas e disseminar vivência para amenizar dores da sociedade.
Neste caminho, numa fase de desemprego e sofrimento pessoal devido a mudança de endereço do meu estado natal, Mato Grosso, para o Rio de Janeiro, conheci o Conceito Lixo Zero. Sem desanimar, me movimentei, li muito, aproveitei a experiência em programas sociais da igreja que participava, e me tornei voluntária do Instituto Lixo Zero Brasil. Naturalmente a minha consciência do desperdício, da problemática do lixo e do impacto negativo na saúde, na qualidade de vida e na insustentabilidade das cidades só cresceu. Assim iniciei a minha jornada pessoal lixo zero, fiz cursos de capacitação na academia, e o engajamento fluiu pelo propósito de vida que já existia desde da escolha da primeira faculdade em engenharia florestal.


Hotelaria – O período narrado no primeiro parágrafo foi por volta de 2016 a 2018, quando me desapeguei do título da primeira formação e resolvi cursar hotelaria no SENAC-RJ. O intuito era recolocação no mercado de trabalho, “só que não”. Com o curso, tive a oportunidade de fazer estágio na hotelaria de luxo da Cidade Maravilhosa por um ano, e a experiência me impulsionou a correr atrás do meu propósito, e foi quando aconteceu o despertar: Chegou a hora de viver o sonho de trabalhar com a àquilo que eu acredito.


Coletivo Lixo Zero do Rio de Janeiro – Em 2019, criamos o Coletivo Lixo Zero RJ e o grupo inicial mais atuante dessa formação seriam as pessoas que se tornariam meus amigos e sócios. Mas o coletivo cresceu e hoje é composto por uma moçada linda, talentosa e voluntária. Na sequência, pedi demissão do hotel e me dediquei ao sonho de ter a expertise em gestão de resíduos com foco no conceito lixo zero, para inspirar pessoas, disseminar a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental compartilhada, envolvendo toda cadeia produtiva das
empresas, na cidade, numa gestão colaborativa, criativa e inovadora. Nasce a Impacta Consultoria de Sustentabilidade.

Da esquerda para direita: Rodrigo Sabatini, Aline Fernandes, Paula Moletta, Renan Uga, Kadmo Cortês e Rodrigo Oliveira.


Impacta Consultoria de Sustentabilidade – Em 2020, em plena pandemia, fui instigada a escrever um ebook que posteriormente recebeu o título de Uma Vida Lixo Zero, e levou o prêmio Lixo Zero do ano na categoria educação. Neste ano, eu estava atuando em um perfil pessoal do Instagram: @econviver.eco produzindo conteúdo e criando networking. Foi espontâneo e orgânico como aconteceu a união de quatro pessoas que se conheceram como voluntários na causa socioambiental (Coletivo Lixo Zero) e decidiram unir seus conhecimentos por um bem maior, que era criar um plano de negócio de impacto positivo que vai além de conseguir o sustento familiar e prosperar, mas replicar boas práticas para um futuro com mais respeito, justiça e saúde, para todos seres vivos
dos nossos ecossistemas, deixando um legado sustentável.

Aline Fernandes e Rodrigo Oliveira – Embaixadores Lixo Zero e sócios-fundadores da Impacta Consultoria de Sustentabilidade.


Congresso Internacional Cidades Lixo Zero 2021 – No mês de junho, agora como consultora da Impacta e atuante no coletivo, fui convidada a participar do II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (CICLZ 2021), de forma direta, com a expertise e com o trabalho que já executo. Do Rio de Janeiro foram selecionados ainda para frentes de trabalho no evento, o meu sócio Rodrigo Oliveira e o embaixador Renan Uga.
O evento durou três dias, mas a imersão socioambiental foi intensa. Começou quando li a carta/convite que chegou no meu e-mail, percebendo as palavras referidas a mim, embaixadora Lixo Zero, o encorajamento para aceitar o desafio surgiu automaticamente. Os detalhes do texto mexiam comigo, devido ao reconhecimento, valor e pertencimento que o Instituto, na pessoa do Sabatini (presidente), Kadmo (coordenador), enfim, na pessoa que redigiu àquele convite e quis manifestar de verdade, a importância dos embaixadores para alcançar o sucesso almejado.
Foram 40 embaixadores convidados de todas as regiões do Brasil, um show de sotaques, diversidades culturais e uma troca incrível. Essa grande rede é formada por ideias e histórias de vidas distintas e por isso foram dias de colocar em prática os conceitos que acreditamos e conversamos com o nosso público. Pegamos na mão da empatia e assim não nos faltavam respeito e paciência para ajudar e ser ajudados, ressaltando sempre os talentos um do outro.

Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil no palco principal do evento.

Estar ali reunidos; embaixadores e liderança do Instituto Lixo Zero num mesmo hotel, dividindo o mesmo transporte, e trabalhando num mesmo espaço, foi uma grande oportunidade de copiar boas práticas e também de dar bom exemplo. De aconselhar e inspirar os mais jovens, e também de ser contagiada pela energia deles. E até de “tietar” quem já é super conhecida por sua vida lixo zero e consegue comunicar bem em seus canais. Era uma reunião de pessoas com seus copos e garrafinhas nas mãos por todo lado, dispensando materiais de uso único no café do hotel, higienizando e separando os resíduos gerados nos quartos para levar até o drive thru da reciclagem montado no evento e praticando os verbos: colaborar e cooperar. A impressão que dava, era que existia uma corda bem resistente esticada com pontos indicando uma pessoa, e conforme um se movimentava, os outros eram impulsionados, de forma empoderada, com um único objetivo: ter o melhor desempenho do time e fazer do congresso um sucesso. Consegue imaginar um puxando o outro?
O respeito ao colega, aos palestrantes nacionais e internacionais, o valor da presença da mulher, dos jovens. A empatia com o outro quando se percebia as limitações e a generosidade na hora de compartilhar as forças individuais com o outro que não tinha, isso vai ser levado para nossa vida. Orientados pelo propósito de disseminar políticas públicas e bons exemplos já implementados para cidades mais sustentáveis, o encontro misturou empresas conscientes do seu papel, gestores públicos engajados, estudiosos comprometidos em trazer soluções e
sociedade organizada.


“O Futuro é circular e nós já estamos vivendo o futuro.”

Rodrigo Sabatini


Vivendo tudo isso, eu só tive a certeza que estava no lugar certo, com as pessoas certas, me tornando a melhor versão de mim mesma e contribuindo para um futuro melhor. Porque estamos moldando o futuro para mais justo, ético, inclusivo e colaborativo.

Open chat
Precisa de ajuda?