Dia 04 de março, foi sancionada pelo governo do estado do Rio de Janeiro, a Lei 9195/2021, que cria o Programa de Incentivo à Compostagem no Estado. O programa vem para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 – que traz a compostagem como a técnica com maior impacto positivo ambientalmente, quando se fala em tratamento dos resíduos orgânicos.
Para entender a importância desse programa, não precisa ser expert no assunto, basta ter um olhar atento e reparar no nosso “lixo” de cada dia.
Mas podemos analisar dados como o do Sistema de Estimativas de Emissão de Gases Efeito Estufa (SEEG). No relatório de 2019, é mostrado que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro aparecem como os que mais emitem GEEs (gases de efeito estufa), como: óxido de carbono (CO2) e metano (CH4) – sendo o último, um gás 28 vezes mais poluente na atmosfera -, tudo relacionado ao fator resíduo, no transporte e disposição final em aterros. Porém, o Rio de Janeiro, que possui em torno da metade da população de São Paulo, emite mais, e isso se deve a má gestão dos resíduos.
Visto que, os orgânicos são mais de 50% do resíduo tipo doméstico – como é o caso de estabelecimentos comerciais, restaurantes, hotéis, condomínios, residências em geral -, o tratamento destes através da compostagem, diminui gastos dos munícipios com menos volume e transporte de lixo; adquire-se adubo para hortas e jardinagens urbanas; diminui a poluição de solos e cursos d’águas; e também mitiga as emissões de GEEs.
Vale lembrar que, o programa estadual conta com a colaboração das empresas, entidades civis sem fins lucrativos e comunidade – RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA, né?
A compostagem, assim como a reciclagem, não acontece isoladamente, sem que haja educação ambiental, treinamento e engajamento das partes envolvidas. E tudo isso só faz sentido a partir do momento em que se faz a correta separação de resíduos. Para isso, nós da Impacta desenvolvemos planos de ação para Gestão Estratégica de Resíduos dos nossos clientes. Quer saber como adequar seu negócio a essa tendência? Entre em contato conosco!
#sustentabilidade #lixozero #compostagem #pnrs